Curso de Balconista de Farmácia
O atendimento em uma farmácia deve ser diferenciado. Por este motivo muitas empresas do setor andam investindo em funcionários com formação específica. É uma boa pedida pensar em Curso de Balconista de Farmácia para quem deseja entrar na área. Há opções Curso de Balconista de Farmácia bem interessantes. Confira!
Por que fazer Curso de Balconista de Farmácia?
Para a maior parte das pessoas um atendente de balcão de farmácia não passa de um vendedor como outro qualquer. Isso é uma verdade incompleta. De fato ele é vendedor e oferta produtos extras como todo trabalhador de um estabelecimento comercial, mas seus conhecimentos vão um pouco além.
Balconista de farmácia precisa conhecer muito mais dos seus produtos do que se imagina. Ele trabalha atendendo o público e com a supervisão de um farmacêutico. Precisa seguir algumas regras como não oferecer substituição de medicamentos apenas porque tratam o mesmo problema e nem agregar produtos na venda os quais necessitam de medicamentos.
Um dos pontos mais importantes da profissão é entender de medicamentos. Nem sempre a letra é legível no receituário e os balconistas sabem como desvendar tudo. Também precisam fazer a troca pelo genérico de forma correta ou trará problemas ao cliente. Há muito mais a aprender sobre a profissão e um Curso de Balconista de Farmácia pode ser muito necessário.
Curso de Balconista de Farmácia – Como Funciona
As opções no mercado de Curso de Balconista de Farmácia são sempre de curta duração. São focadas em atendimento ao público e especialização do profissional para realizar a venda correta da melhor forma possível.
As aulas são em sua maior parte teóricas mas com prática em sala de aula. Os alunos aprendem a como oferecer corretamente cada item, consultar genéricos e similares e atender os diferentes tipos de público.
Está no conteúdo programático de Curso de Balconista de Farmácia:
- Farmacologia;
- Noções sobre medicamentos, genéricos e similares;
- Práticas farmacêuticas;
- Armazenamento de medicamentos;
- Doações de medicamentos no âmbito da SMS-SP;
- Dentre outros.
Vale ressaltar: atendente não é farmacêutico. Há uma base no conteúdo programático mas ao final das aulas ele não pode indicar nem tão pouco produzir medicamentos de nenhum tipo.
Curso de Balconista de Farmácia – Onde Fazer
Existem algumas opções de escolas virtuais e físicas para fazer um Curso de Balconista de Farmácia. Dentre as escolas com sala de aula física há as unidades do Senac, escola renomada com formação técnica e cursos livres.
Na Internet algumas dicas de cursos são:
- Iped para acessar clicando aqui;
- Prime Cursos para acessar clicando aqui;
- Cursos 24 horas para acessar clicando aqui;
- Inead para acessar clicando aqui;
- Cursos Abeline para acessar clicando aqui;
- Dentre outros.
-
Curso de Balconista de Farmácia – Preços
Existem cursos gratuitos e pagos. As opções citadas acima são todas gratuitas para acessar virtualmente ou presencialmente, no caso do Senac.
- Já um curso Curso de Balconista de Farmácia pago pode ir de R$ 50 a R$ 200 a mensalidade. Depende um pouco da escola e do seu nome no mercado. Universidades oferecem oficinas com o mesmo tema com certificado também, basta procurar na sua cidade.